quinta-feira, 21 de junho de 2012

CANCELAMENTO DO SÃO JOÃO 2012 EM CORURIPE - ALAGOAS





      A Prefeitura Municipal de Coruripe comunica à população o cancelamento do São João 2012 "Praia e Forró. Aqui é Melhor!", em virtude da queda de 95% na arrecadação dos royalties da produção de gás natural do campo de Paru, localizado no município, tendo paralisado suas atividades para manutenção e reparo através da intervenção da Petrobrás, o que comprometeu os royalties de junho, e também dos meses julho e agosto, não há informação de quando será normalizada a atividade.

      A Prefeitura só tomou conhecimento da referida paralisação, iniciada desde o último mês de março, na noite desta terça-feira (19). Outro motivo foi o cancelamento de patrocínio do Ministério do Turismo e a ausência da parceria do Governo de Alagoas, que nos anos anteriores apoiou o evento, mas devido às despesas com a seca em algumas regiões do Estado, o governo não pôde este ano se comprometer com o São João de Coruripe.
    
      Aos pontos apresentados, a Prefeitura resolveu tomar essa decisão como medida responsável, para que o salário do funcionalismo público municipal fosse respeitado, como também, sejam mantidas todas as atividades das políticas públicas realizadas no município, dar continuidade aos investimentos, além de honrar os compromissos assumidos com todos os fornecedores.

      Tal medida entristece essa administração, porém administrar um município exige acima de tudo responsabilidade e respeito aos que dele fazem parte.

      Mais informações serão concedidas em entrevista coletiva à imprensa, que darei nesta quinta-feira (21), às 9h na sala da presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Coletiva:

      Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (21) na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Coruripe, Marx Beltrão (PMDB), lamentou o cancelamento do São João no município.
      Ele, que é precursor desses festejos na cidade, disse que o prejuízo – ainda não arcado em números precisos – é sem tamanho.
Este seria o 8º ano do São João de Coruripe e levaria pelo menos 50 mil pessoas por dia ao evento.
      Segundo o chefe do executivo municipal, sem parcerias (leia-se patrocínios) não seria viável fazer a festa.
      “Seria irresponsabilidade. Se eu tirasse o dinheiro apenas da prefeitura, estaria praticando improbidade administrativa, indo de encontro com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, pontua o prefeito.
      A prefeitura tenta ainda encontrar alguma medida para realizar algum evento junino no município. Marx Beltrão ressaltou que está em contato permanente com algumas produtoras para organizar uma festa, só que em menores proporções, e na Praça central de Coruripe.

Custos:

      Marx Beltrão recebeu nesta terça-feira (19) o resultado da produção de gás do município e analisou que os royalties gerados não supririam os custos da festa. O lucro iria desafogar bem o orçamento para fazer o evento, de fato.
      Havia ainda um convênio que com o Ministério do Turismo, o qual, este ano, foi cancelado. Além de tudo isso, os gestores do estado estão mais preocupados com a estiagem que assolou diversos municípios do que em festas juninas.
      “Mas o prejuízo com isso é muito, muito grande. As pousadas estavam todas lotadas, as estruturas já montadas, as bandas devidamente contratadas e a estimativa era de milhares de turistas fossem para Coruripe. Isso significa geração de emprego e renda, sobretudo de trabalhos temporários”, comenta Marx Beltrão.
      Por fim, Beltrão argumenta que a Procuradoria do município tem cuidado das questões jurídicas para que os artistas contratados e a cidade não arquem com prejuízos graves.
      Artistas de renome nacional iriam se apresentar como Victor e Léo, Asa de Águia, Chiclete com Banana e Jorge e Mateus.

Coruripe, 20 de junho de 2012
Marx Beltrão Lima Siqueira
Prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário